Games em realidade virtual podem aumentar alucinações, dizem pesquisadores

Um estudo realizado pela Nottingham Trent University mostra que jogadores que passam muito tempo à frente do computador ou videogame podem sofrer alucinações. E de acordo com os pesquisadores, a experiência pode ser ainda pior com dispositivos de realidade virtual.

“Sem dúvida, tecnologias de entretenimento altamente imersivas trazem possibilidades interessantes para os usuários – Eu sou uma grande fã! – Mas também levantam questões importantes sobre o impacto no seu bem-estar “, explica Angelica Oritz de Gortari, psicóloga que trabalhou na pesquisa.

Durante o estudo, os pesquisadores entrevistaram 2 mil jogadores e perceberam que 97% deles relataram ter alucinações relacionadas ao excesso de tempo gasto jogando. Mais da metade deles afirmou experimentar sensações de movimento e 44% relataram reações involuntárias do corpo associadas aos jogos. As reações recebem o nome de fenômeno de transferência de jogo, GTP em inglês.

Realidade virtual
A realidade virtual pode ajudar a agravar o número de casos, segundo os especialistas. “Acredito que o GTP se tornará mais comum, à medida que a tecnologia se torna mais convincente, mais envolvente e estimula mais os canais sensoriais”, aposta Ortiz de Gortari.

A psicóloga explica que esses episódios não são necessariamente perigosos ou negativos. “Em geral, eu acho que, além dos desafios psicológicos das novas tecnologias, há um maravilhoso mundo de possibilidades para o entretenimento, o aprendizado e a terapia. A maioria de nós irá obter benefícios, mas haverá sempre um pequeno grupo que experimentará graves efeitos negativos”, declara.

Via Discovery

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *