Israel liberta palestina de 12 anos após dois meses de detenção

Tulkarem, Territórios palestinos, 24 Abr 2016 (AFP) – Uma menina de 12 anos, a palestina mais jovem a ser detida por Israel, segundo o advogado de defesa, foi libertada neste domingo depois de ter sido condenada a uma pena de prisão por querer atacar israelenses.

Após dois meses de detenção, Dima al-Wawi saiu da prisão em Israel e foi levada para um posto de controle em Tulkarem, norte da Cisjordânia ocupada, onde se reuniu com os pais.

A menina foi recebida com a família na sede do governo de Tulkarem, onde as autoridades palestinas denunciaram a situação dos prisioneiros palestinos em Israel.

Natural de Halhul, perto de Hebron (sul da Cisjordânia), a menor foi detida em 9 de fevereiro, quando os ataques com faca de palestinos, geralmente jovens e em várias oportunidades mulheres, eram quase diários.

O vídeo da detenção mostra a menina de uniforme escolar, se aproximando de uma colônia israelense na Cisjordânia. Ela foi interrogada pelo guarda armado na entrada da colônia antes que um morador, com trajes civis, retirasse a faca que transportava e a deixasse no chão até a detenção por parte de soldados.

Um tribunal militar, o único com competência nos territórios ocupados, pediu o indiciamento por “tentativa de homicídio com premeditação e posse de faca” e a condenou a quatro meses e meio de prisão, assim como a um mês e meio de prisão condicional, além do pagamento de uma multa de 8.000 shekels (1.900 euros).

Em 11 de abril, seu advogado, Tariq Barghouth, anunciou que o pedido de libertação antecipada para a menina, “a palestina mais jovem que já foi detida”, havia sido aceito.

A lei israelense autoriza a justiça militar a julgar pessoas com mais de 12 anos, algo insólito no mundo, segundo o Unicef. Atualmente, quase 450 menores palestinos estão detidos em Israel, quase 100 deles têm menos de 16 anos.

ja-ssh-sbh/fp

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *