JBC terá aplicativo com versões digitais de mangás e comics

A Editora JBC anunciou neste sábado (9) que passará a publicar mangás e comics no formato digital, através de um novo aplicativo que será lançado no segundo semestre de 2016.

A empresa ainda não revelou quais títulos estarão disponíveis em seu catálogo online, nem quais modelos de pagamento o serviço aceitará.

“Todo o planejamento do nosso modelo de negócio depende do que conseguirmos decidir com as editoras japonesas”, explica o gerente de conteúdo da JBC, Cassius Medauar. “Teremos que fazer novas negociações para cada título, e só então poderemos dizer como lançaremos as séries no formato digital”.

Por ainda não terem os direitos de distribuição digital de muitos dos títulos que já publica em papel, a JBC não acredita que lançará o serviço já com um catálogo completo – mas o plano é chegar lá.

Em um teste, UOL Jogos conseguiu observar a versatilidade do aplicativo, que poderá acessado através de smartphones iOS e Android, e ainda terá uma versão para navegadores comuns.

Desenvolvido em parceria com a paulistana Hive, o Henshin! Drive – como é chamado o serviço – permite que usuários naveguem pelos títulos disponíveis a partir de gêneros e tags, como no Netflix. O sistema foi construído para facilitar a vida do usuário: é possível, por exemplo, começar a ler um volume no computador, e depois continuar exatamente do ponto que você parou no celular.

Uma simples animação na abertura de um volume indica se ele deve ser lido no sentido ocidental ou oriental, e as páginas seguintes são carregadas no background para que o leitor não fique travado em uma tela de carregamento.

“Estamos seguindo uma tendência global porque não queremos ficar para trás”, revela Cassius. “Nosso plano é dar mais opções para o nosso leitor – ele pode começar a ler um mangá no digital e, caso goste, compre os volumes em papel, por exemplo. Não vamos substituir as publicações físicas: o aplicativo existirá como um complemento”.

Cópias digitais de mangás comprados em papel? Planos de assinatura à la Netflix? Lançamentos exclusivamente no digital? “Vamos estudar todas as possibilidades para o serviço, ver o que os fãs querem, e testar o que dá e o que não dá certo”, garante Cassius.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

1 comentário

  1. Até que enfim ouvi essa notícia! Fazia tempo que estava esperando por algo parecido, por parte da JBC. Se depender de mim, vai ser um grande sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *