Últimas

Linha Sul do Metrorec ganha complemento com TI de Prazeres

Com atraso de quase dois anos, a primeira etapa do Terminal Integrado de Prazeres foi inaugurada neste sábado. O equipamento faz parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e complementa a Linha Sul do Metrô. O TI de Prazeres está localizado na Avenida Barreto de Menezes, em Jaboatão dos Guararapes. As duas linhas que circularão devem atender cerca de oito mil usuários por dia.

Nesta primeira fase, o terminal irá operar com uma linha de metrô e duas linhas de ônibus já existentes, a 206 – Barro/Prazeres e a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Com a inauguração, as linhas passam a ser interterminais e têm suas nomenclaturas alteradas para 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres.

Com o serviço o usuário poderá se deslocar pela Região Metropolitana pagando uma passagem. Inicialmente, serão realizadas 152 viagens com 16 ônibus que irão operar com a tarifa de R,80 (Anel A). O TI conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso e piso tátil, para facilitar a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida).

O equipamento também conta com mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô. O local conta com uma área construída de 4.080 metros quadrados. Com a inauguração, o SEl passa a contar com um total de 20 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz e Prazeres.

O coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Mario Sérgio Cornélio, informou que a segunda etapa do TI de Prazeres ainda não tem prazo para ser inaugurada. Segundo ele, a empresa tem conversado com as comunidades próximas e os usuários para sentir a demanda do equipamento. “Já houve reunião com moradores de Comportas, Prazeres, Cajueiro Seco, UR-11, entre outras. Queremos ouvir quem está dentro do terminal e enviar a demanda para o setor de planejamento. Vamos acompanhar a evolução do TI nos próximos 15 dias”, destacou.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *