Marthina divulga a língua alemã no Brasil

Da Redação | entretenimento@band.com.br

Marthina Brandt, Miss Brasil 2015, é uma das personalidades convidadas pelo consulado da Alemanha em Porto Alegre a divulgar a língua alemã na região Sul. Ela participará da campanha “Ich spreche Deutsch” (em português, “Eu falo alemão”), pensada para aumentar o interesse da população jovem em estudar o idioma.

No vídeo gravado pela Miss Brasil, ela fala sobre seu contato com a língua, que vem de berço – Marthina nasceu em Vale Real, cidade gaúcha colonizada por imigrantes ítalo-germânicos –, e de que forma esse aprendizado a ajuda em sua carreira.

“O alemão foi minha língua mãe. Aprendi antes do português, porque minha família toda descende de alemães”, diz a loira. É comum ver Marthina trocando diálogos em alemão com a família. “Às vezes, nem percebemos que estamos falando alemão. Temos que nos policiar”. A gaúcha também se comunica em inglês, italiano e espanhol.

De acordo com dados da Câmara Brasil-Alemanha e do consulado, cerca de 185 milhões de pessoas falam o idioma ao redor do mundo. Desse total, 80 milhões não têm o alemão como língua materna, o que significa que a língua se populariza para além das questões culturais e geográficas.

Segundo o consulado, a participação de Marthina na campanha ressaltará a diversidade das relações entre o Brasil e a Alemanha e mostrará portas que podem ser abertas com o auxílio da língua.

Fonte: Band.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *