Morre o ator Umberto Magnani, aos 75 anos

Morreu nesta quarta-feira (27) o ator Umberto Magnani Netto, de 75 anos. Ele estava internado no Hospital Vitória desde a última segunda-feira (25), quando sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico), minutos antes de começar a gravar suas cenas como Padre Romão em Velho Chico. O ator passou por uma cirurgia, mas não resistiu.

No mesmo dia, o ator comemoraria seus 75 anos de vida. Ele deixa um filho, Beto Magnani.

Trajetória
Umberto Magnani Netto nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo.  Há mais de 30 anos ele se dedicou ao ofício de ator. Fez várias novelas da Rede Globo, como Mulheres de Areia (1973), Razão de Viver (1983), Grande Sertão Veredas (1985), Éramos Seis (1994), Laços de Família (2000), Presença de Anita (2001),  Mulheres Apaixonadas (2003), Cabocla (2004), Alma Gêmea (2005), Páginas da Vida (2006), entre tantas outras.

Estava no ar como o Padre Romão, de Velho Chico.

No início de sua carreira, deu vida a personagens de autores consagrados como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Antônio Callado, e William Shakespeare.

Em 1977 fez grande sucesso na peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes.  No ano de 1981 ele recebeu os troféus Mambembe e Prêmio Molière como Melhor Ator, por seu trabalho em Lua de Cetim, de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurelio.

No cinema, Magnani atuou em Quanto Vale Ou É Por Quilo?, Kuarup, A Hora da Estrela, entre outros.

Umberto Magnani não se ateve apenas a interpretar seus personagens. Ele foi diretor da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo, diretor regional em São Paulo da Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen) do Ministério da Cultura, presidente da Comissão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, membro da Comissão de Reconhecimento dos Cursos de Artes Cênicas em São Paulo do Ministério da Educação, do Conselho Diretor do Laboratório Cênico de Campinas e ainda Secretário da Cultura e Turismo em Santa Cruz do Rio Pardo.

Gésio Amadeu revela sua angústia ao socorrer Umberto Magnani
Carlos Vereza vai substituir Umberto Magnani em Velho Chico
Umberto Magnani sofre AVC e entra em coma, diz site

Tudo sobre o mundo dos famosos, novelas, festas e TV, você encontra em O Fuxico!

Fonte: OFuxico.com.br
Matéria Originalmente postada pelo site O Fuxico

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *