Nova adutora deverá abastecer a casa de 70 mil pessoas em Belo Jardim

Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, terá uma nova adutora para abastecer a casa dos 70 mil moradores da cidade. A assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra de  implantação, a partir da Barragem de Tabocas, próximo ao  Distrito de Serra dos Ventos, aconteceu nesta sexta-feira. A execução da obra ficará sob a responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento e está avaliada em R$ 1,9 milhão.

Durante a solenidade de assinatura, o governador Paulo Câmara lembrou que a Adutora de Belo Jardim é mais uma ação para minimizar os efeitos  da estiagem prolongada em Pernambuco. “As obras estruturadoras necessárias para o Agreste são a Transposição do Rio são Francisco e a Adutora do Agreste, esta última  praticamente parada. O sistema que iremos implantar em Belo Jardim vai minimizar o sofrimento da população”, ressaltou Câmara.

Projeto

O projeto de Belo Jardim consiste em captar água da barragem Tabocas e implantar um sistema de bombeamento para transportar água até da Estação de Tratamento de Água de Belo Jardim. Um novo trecho com tubulações de 200 mm de diâmetro terá 12 quilômetros de extensão. Será aproveitado parte do antigo sistema adutor que abastecia a cidade através do Riacho Tabocas. Ao contrário dos demais mananciais, Tabocas está com 75% da sua capacidade total, que é de 1,2 milhão de metros cúbicos de água.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *