Últimas

Painel simula calor humano para atrair e matar mosquitos do vírus zika

Agências de publicidade se uniram para fazer mais do que anunciar um produto: combater o zika vírus. Dois painéis instalados na cidade do Rio de Janeiro pela Cargo Collective estão matando “centenas” de mosquitos Aedes aegypti por dia com um sistema que simula o calor humano.

Os painéis emitem uma mistura de ácido lático com dióxido de carbono, que atraem os mosquitos enganados pelas substâncias encontradas no cheiro de suor e na respiração de seres humanos. Além disso, os painéis usam luzes fluorescentes para chamar a atenção dos insetos.

Segundo os idealizadores, o painel é capaz de atrair mosquitos numa distância de até quatro quilômetros. Quando chegam perto, um sugador localizado a uma altura média do chão (cerca de 1,2 metro) aspira o inseto para dentro do painel, onde ele fica preso até morrer desidratado.

O projeto é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa, instituição ou empresa pode reproduzi-lo onde quiser sem pagar por direitos autorais. A construção de um painel desses, porém, custa em torno de R$ 700, segundo os responsáveis. Colaboraram na criação desse sistema também as agências Postercope e NBS.

Via Cargo Collective

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *