Prêmios Platino de cinema terão finalistas anunciados nesta 5ª feira

Os 20 finalistas de cada categoria da terceira edição dos Prêmios Platino de cinema ibero-americano serão anunciados nesta quinta-feira (14), na República Dominicana, na última escala antes da cerimônia de entrega, que será realizada em 24 de julho no Uruguai.

Edward James Olmos, Eduardo Noriega, Manny Pérez, Inma Cuesta, Mercedes Morán e Marlon Moreno são alguns dos nomes que participarão do anúncio das candidaturas em um evento que também divulgará os nomes dos apresentadores da cerimônia e dos componentes do júri internacional.

O jornalista colombiano e embaixador oficial do prêmio, Juan Carlos Arciniegas, será o apresentador do anúncio dos finalistas, informou nesta terça-feira a organização em comunicado.

No dia 6 de março foi realizada a primeira pré-seleção de filmes – 800 títulos de 23 países – que cumpriam os requisitos para concorrer ao prêmio em pelo menos uma das 15 categorias.

Entre os favoritos a serem candidatos a melhor filme nesta edição estão “O Clã” (Argentina-Espanha), “O Abraço da Serpente” (Colômbia-Argentina-Venezuela), “O Clube” (Chile), “Güeros” (México), “Truman” (Espanha-Argentina), “Ixcanul” (Guatemala), “La Novia” (Espanha), “Que Horas Ela Volta?” (Brasil) e “A Terra e a Sombra” (Colômbia-Chile-Brasil).

Entre os mais cotados a finalista na categoria de melhor ator estão Guillermo Francella (“O Clã”), Alfredo Castro (“O Clube”) Tenoch Huerta (“Güeros”), Damián Alcázar (“Magallanes” e “Mangoré”), Luis Tosar (“El Desconocido”), Benjamín Vicuña (“La Memoria del Agua”) e Ricardo Darín e Javier Cámara (ambos por “Truman”).

Penélope Cruz, por “Ma ma”, Elena Anaya (“La Memoria del Agua”), Antonia Zegers (“O Clube”), Irene Azuela (“Las Oscuras Primaveras”), Yordanka Ariosa (“El Rey de La Habana”) e Inma Cuesta (“La Novia”), são algumas das que podem estar entre as finalistas na disputa pelo prêmio de melhor atriz.

Entre os presentes ao anúncio da ‘short list’, que será realizada no Hotel Imperador Barceló estarão Miguel Ángel Muñoz, Yordanka Ariosa, Shalim Ortiz, Liliana Moyano e Adrián Núñez, segundo a nota.

E entre os que vão se pronunciar estão a diretora geral de Cinema da República Dominicana, Yvete Marichal; o produtor e presidente da EGEDA Dominicana, Luis Arambilet; o diretor do Festival de Cinema Global Dominicano, Omar de la Cruz, e o diretor-geral dos Prêmios Platino, Miguel Ángel Benzal.

Os Prêmios Platino, criados em 2014 e promovidos pela Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Espanhóis (EGEDA) e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA), são os primeiros prêmios cinematográficos que englobam toda a indústria audiovisual ibero-americana.

A primeira edição foi realizada em 5 de abril de 2014 na Cidade do Panamá, com o filme chileno “Gloria” como grande vencedor, e a segunda em 18 de julho do ano passado na cidade espanhola de Marbella, com o argentino “Relatos Selvagens” como o mais premiado.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *