Últimas

Putin presta homenagem a heróis e vítimas de Chernobyl

Moscou, 26 abr (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rendeu nesta terça-feira uma homenagem aos heróis e vítimas de Chernobyl em uma mensagem veiculada por ocasião do 30º aniversário do maior acidente da história do uso pacífico da energia nuclear.

“Chernobyl foi uma grande lição para a humanidade, e suas consequências até hoje têm impacto na natureza e na saúde das pessoas”, escreveu Putin em sua mensagem, publicada no site do Kremlin.

O presidente russo destacou que “a magnitude da tragédia poderia ter sido incomensuravelmente maior se não fosse pela coragem exemplar e o sacrifício de bombeiros, militares e médicos, que cumpriram com honra seu dever profissional e como cidadãos”.

“Muito deles sacrificaram suas vidas em prol da salvação de outros”, acrescentou o presidente russo.

Putin comentou que todos aqueles que trabalharam para diminuir os efeitos da catástrofe na usina nuclear de Chernobyl são considerados na Rússia, com todo o direito, “verdadeiros heróis”.

“Abaixamos nossas cabeças em memória dos falecidos. E, certamente, expressamos nossa profunda gratidão aos veteranos que trabalharam para diminuir os efeitos da tragédia, que não se esquecem de seus companheiros que já não estão aqui, que ajudam suas famílias e realizam um trabalho social ativo e necessário”, concluiu o chefe do Kremlin.

No dia 26 de abril de 1986, a explosão do reator de número 4 da usina nuclear de Chernobyl, localizada a 120 quilômetros de Kiev, a capital da Ucrânia, liberou na atmosfera mais de 50 milhões de curies de radiação e contaminou vastas regiões de Ucrânia, Belarus e Rússia, que na época faziam parte da União Soviética.

O acidente, segundo estabeleceu a investigação, foi produto de uma série de erros cometidos por seus operários durante alguns testes com o reator.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *