Robô de alunos da Harvard ensina crianças a programar

Pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveram um robô que ensina crianças a programar. O Root é um robô educacional que pode ajudar pessoas de todas as idades a aprenderem programação. 
O robô em formato de hexágono precisa apenas de um iPad e uma lousa branca para começar a ensinar de maneira lúdica. Segundo a equipe responsável pelo projeto, as crianças aprendem enquanto mostram ao Root como interagir com o mundo. Para deixar os pequenos entretidos o maior tempo possível, o Root pode desenvolver uma série de tarefas.

Reprodução

O idioma utilizado pelo dispositivo é o de gráficos e imagens, utilizando o princípio condicional: se isso acontecer, então faça isso”. Unindo blocos com imagens, é possível fazer o robô andar, tocar algumas notas e até criar uma competição entre dois modelos.

Reprodução

São três níveis de dificuldade: ícones gráficos, linguagem de programação voltada para crianças e uso de linguagens de programação reais, como o Javascript. No terceiro nível, é possível, por exemplo, jogar Angry Birds com os robôs.

[embedded content]

Educação
Na sala de aula, o Root pode ajudar nas aulas de matemática, ciências e até história, recriando importantes eventos históricos.

Os pesquisadores afirmam que o robô está pronto para a fabricação em larga escala, com custo de cerca de US$ 200. É necessário, no entanto, que alguma empresa se interesse na sua produção. Caso se torne realidade, o Root chegaria ao mercado no meio do ano que vem, dizem os pesquisadores.

Via Wired

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *