Últimas

Samsung prepara lentes de contato com câmera acoplada

O futuro da tecnologia pode ser um pouco assustador. A nova ideia da Samsung, conforme uma patente obtida pela empresa sul-coreana concedida pelo escritório de patentes da Coreia do Sul, são lentes de contato inteligentes, que seriam como um Google Glass muito mais discreto, projetando imagens diretamente no olho do usuário.

Mais do que ser apenas uma tela para exibir informações relevantes, a patente também revela que o projeto inclui uma câmera e sensores de movimento que permitiriam tirar fotos com apenas uma piscadinha.

Reprodução 

Segundo o SamMobile, a proposta da lente é oferecer a tecnologia de realidade aumentada de uma forma mais socialmente aceitável do que a tecnologia vestível atual, como o já citado Google Glass. Hoje já há óculos inteligentes que são muito mais discretos do que o Glass, mas ainda assim eles estão longe do ideal. A lente projetando imagens diretamente no olho do usuário é uma forma praticamente invisível de tecnologia.

O documento também revela que a lente seria conectada a um dispositivo externo para processamento, como o smartphone, ou talvez um tablet.

Agora fica o questionamento sobre privacidade. Quando o Google colocou o Glass na mão de testadores, eles rapidamente ganharam uma fama horrível de mal-educados por dois motivos: os óculos deixavam as pessoas visualmente ridículas, e a câmera acoplada nos óculos, que poderia estar gravando vídeos e fazendo fotos sem que os outros soubessem. A lente da Samsung tem o potencial de ser ainda mais invasiva, já que pelo menos era possível identificar claramente usuário do Glass.

Vale observar, no entanto, que o fato de a Samsung ter uma patente para produzir esta lente não significa de modo algum que a empresa vai, de fato, produzi-la. A única garantia é de que a companhia teve uma ideia e gostaria de assegurar os direitos sobre ela. É possível que a Samsung aproveite o documento para tirar a ideia do papel, mas também pode apenas engavetá-la se perceber que não há viabilidade.

A patente da Samsung foi solicitada em 2014, mais ou menos na mesma época em que o Google revelou suas lentes de contato que medem os níveis de açúcar no sangue de pessoas diabéticas.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *