Últimas

Seul expressa preocupação perante visita de três prêmios Nobel a Pyongyang

Seul, 19 abr (EFE).- O governo sul-coreano expressou nesta terça-feira sua preocupação perante a próxima visita de três agraciados com prêmios Nobel à Coreia do Norte e seu temor de que Pyongyang utilize essa presença com “fins políticos e propagandísticos”.

O britânico Richard Roberts (Medicina e Fisiologia), o norueguês Finn Kydland (Economia) e o israelense Aaron Ciechanover (Química) ministrarão várias conferências em universidades norte-coreanas entre 30 de abril e 6 de maio organizadas pela ONG International Peace Foundation, informou hoje a agência “Yonhap”.

“Existe preocupação perante a possibilidade de que a Coreia do Norte utilize esta visita com fins políticos e propagandísticos. O governo sul-coreano seguirá de perto as atividades dos nobel no norte”, detalhou em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério sul-coreano das Relações Exteriores, Cho June-hyuck.

Segundo Seul, está previsto que os cientistas e o economista sejam recebidos com um banquete de boas-vinda organizado pelo regime norte-coreano e que realizem uma visita ao local de nascimento de Kim Il-sung, fundador do país e avô do atual líder.

A viagem dos nobel a Pyongyang ocorre em um momento de tensão na península coreana após o quarto teste nuclear e lançamento de um foguete -considerado pela comunidade internacional como uma prova encoberta de mísseis- por parte da Coreia do Norte.

Em resposta, o Conselho de Segurança da ONU impôs ao país asiático em março as sanções comerciais mais duras até o momento, enquanto Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão decretaram medidas unilaterais de forma adicional para tentar afogar a economia norte-coreana.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *