Últimas

SP passa a ter suas primeiras ruas com velocidade máxima de 30 km/h

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implementou nesta segunda-feira (11) a primeira área da cidade com velocidade máxima de 30 km/h.

A medida foi aplicada em um quadrilátero de 1,4 km² formado por um trecho da Marginal do Tietê, as Avenidas Ermano Marchetti e Santana Mariana e a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Lapa de Baixo, na zona oeste da capital.

As vias que formam o perímetro não tiveram a velocidade diminuída.

Segundo a CET, a nova fase do Programa de Proteção à Vida (PPV) será expandida para outras áreas. O órgão não informou em quais regiões. A companhia explicou que a estratégia é para regiões onde há “um conjunto de vias predominantemente locais, com uso do solo misto” e que concentram “grande circulação de pedestres”.

A Lapa de Baixo é um bairro com diversas vias comerciais. Entre elas está a Rua Doze de Outubro, onde, antes da mudança, a velocidade máxima era de 40 km/h. Para efeito de comparação, a região da 25 de Março, no centro, também repleta de ruas de comércio, também tem velocidade de 40 km/h.

A CET explica que a velocidade de 30 km/h faz com que o risco de morte seja 50% menor do que os 40 km/h em casos de atropelamentos. A Lapa de Baixo terá fiscalização eletrônica e reforço na sinalização para a nova fase.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *