Últimas

Talibãs seqUestram 15 desativadores de minas de uma ONG no Afeganistão

Cabul, 2 abr (EFE).- Os talibãs sequestraram 15 desativadores de minas afegãos que trabalhavam para a ONG britânica The Halo Truste na província de Herat, no oeste do Afeganistão, informou neste sábado à Agência Efe uma fonte oficial.

O grupo foi interceptado pelos insurgentes no final da noite de ontem quando viajava da capital regional, Herat, à cidade de Islam Qala, próxima à fronteira com o Irã, disse Jailani Farhad, porta-voz do governador provincial.

“As forças de segurança lançaram uma operação a grande escala para encontrar e resgatar os funcionários sequestrados”, disse a fonte, que detalhou que os idosos tribais da zona estão tentando fazer a mediação entre as autoridades e os talibãs.

Os sequestros são comuns no Afeganistão e os funcionários de organizações humanitárias são frequentemente alvo deste tipo de ações, em muitos ocasiões dirigidas a obter um resgate.

Em um dos últimos casos, cinco empregados afegãos do Comitê Internacional de Cruz Vermelha foram libertados em fevereiro após permanecerem quatro dias sequestrados na província de Ghazni, no sudeste do país.

“The Halo Truste” realiza trabalhos de desminagem, gestão de arsenais de armas e destruição de explosivos sem detonar em zonas de conflito.

A luta contra a ocupação soviética no anos 80, a posterior guerra civil até a ascensão dos talibãs em 1996 e os enfrentamentos com as tropas dos Estados Unidos e da Otan desde 2001 deixaram centenas de milhares de artefatos explosivos disseminados por todo Afeganistão. EFE

bks-njd/ff

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *