Trump explica como faria México pagar por muro na fronteira

Nova York, 5 Abr 2016 (AFP) – Donald Trump forçaria o México a financiar um gigantesco muro ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos, ameaçando bloquear bilhões de dólares em remessas que os migrantes mexicanos enviam as suas famílias, afirmou um jornal nesta terça-feira.

O candidato favorito à indicação republicana prometeu construir um muro para impedir a entrada no país de imigrantes ilegais e forçar o México a pagar os 8 bilhões de dólares que custaria, um dos principais slogans de sua campanha à presidência.

Questionado sobre como obrigará o México a financiar o projeto, o The Washington Post anunciou que Trump lhe enviou um memorando detalhando seus planos.

Em um documento de duas páginas, Trump ameaça mudar uma disposição da lei antiterrorista (Patriot Act) a fim de reter uma parte das remessas enviadas as suas famílias pelos trabalhadores mexicanos, segundo o Post.

Os bilhões enviados ao México anualmente pelos migrantes constituem uma das principais fontes de recursos ao país, junto ao turismo e ao petróleo.

O Post ressalta que a factibilidade do plano de Trump não está clara, tanto do ponto de vista legal quanto político, alertando que a ideia pode dizimar a economia mexicana e provocar um confronto sem precedentes entre os Estados Unidos e um aliado comercial e diplomático chave.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *