Últimas

Uruguai emite outro alerta por chuvas, que já afetaram mais de 10 mil pessoas

Montevidéu, 20 abr (EFE).- O Instituto Nacional de Meteorologia do Uruguai emitiu nesta quarta-feira um alerta laranja por chuvas e tempestades em sete departamentos (províncias) do norte e leste do país, que registra 9.980 deslocados por causa das inundações, quase mil a menos que no último relatório do Sistema Nacional de Emergências.

A advertência foi emitida perante a probabilidade de que ocorram “precipitações copiosas” de entre 50 e 100 milímetros em seis horas, acompanhadas por uma “intensa atividade elétrica”, possível queda de granizo e “rajadas de vento muito fortes” de até 120 km/h.

Concretamente, o alerta foi decretado para os departamentos de Artigas, Salto e Paysandu (noroeste), Rivera e Tacuarembó (norte) e Cerro Largo e Treinta y Tres (leste) e será atualizado às 9h local (mesmo horário de Brasília) da quinta-feira.

No entanto, em outros quatro departamentos -Río Negro (oeste), Durazno (centro), Rocha e Lavalleja (leste)- rege um alerta amarelo pelos mesmos fenômenos, mas em menor intensidade.

Segundo o último relatório do Sistema Nacional de Emergências do Uruguai (Sinae), baixou de 10.861 para 9.980 o número de deslocados por causa dos fenômenos meteorológicos que castigam o país desde o começo de abril e que se intensificaram nos últimos dias com a morte de pelo menos nove pessoas.

Cinco pessoas perderam a vida por causa de um tornado que destruiu um terço das edificações da cidade de Dolores (sudoeste), de 20 mil habitantes, enquanto o resto faleceu em acidentes relacionados com o aumento do nível de rios no sudoeste e o sudeste.

Por este motivo, o governo uruguaio realizará no sábado um Conselho de Ministros extraordinário para estabelecer “as prioridades” e para a repartição dos fundos nacionais para emergências após a situação dos últimos dias.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *