Últimas

Vacinação contra o HPV já está disponível nas unidades de saúde do Recife

Meninas com idade entre 9 e 13 anos já podem procurar as Unidades de Saúde da Família (incluindo Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas do Recife para receber a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A imunização faz parte do calendário vacinal do município e está disponível na rede durante o ano.

As adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar as unidades das 9h às 13h; aquelas que já tomaram a primeira dose serão atendidas das 9h às 11h. De janeiro a março, 2.704 meninas já foram imunizadas na cidade.

É importante que os pais ou responsáveis pelas meninas cumpram o que orienta o calendário de vacinação. A terceira dose será aplicada após cinco anos da primeira. A proteção só será garantida quando o esquema de três doses for completo.

Papilomavírus Humano (HPV)

É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *