Vulcão Santiaguito entra em nova erupção na Guatemala

Cidade da Guatemala, 3 Abr 2016 (AFP) – O vulcão Santiaguito, localizado cerca de 115 km a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em erupção, lançando cinza e lava, informou, neste domingo, o organismo de proteção civil.

O gigante, de 2.500 metros de altura, começou a nova fase na tarde de sábado e, desde então, é possível apreciar a queda de lava por suas paredes, assim como a cinza disparada a uma distância de aproximadamente 30 km a sul, sudoeste e noroeste, afirmou a jornalistas o porta-voz da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), David de León.

Segundo o porta-voz, um boletim especial do Instituto de Vulcanologia indica que a coluna de cinza alcança os 4.000 metros acima do nível do mar e não descarta que possa se intensificar nas próximas horas ou dias.

“O Santiaguito se encontra em uma fase explosiva alta, por isso, não se deve permanecer nos arredores do complexo vulcânico” porque pode ser gerado um fluxo de lava de longo alcance, advertiu o funcionário à população.

León ainda detalhou que esta atividade é gerada por colapsos da borda oriental e ocidental da cratera, registrada na última forte explosão ocorrida em 9 de maio de 2014.

Também foi recomendado à Direção Geral da Aeronáutica Civil tomar as precauções necessárias com a navegação aérea, já que existe a possibilidade de que rajadas de cinzas se dispersem a alturas e distâncias ainda maiores do que as reportadas até o momento.

Além de Santiaguito, na Guatemala, também estão ativos os vulcões Pacaya e Fogo, ambos próximos da capital.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *