Últimas

Windows 10 Insider recebe recursos da atualização de aniversário

Renato Santino
06/04/2016 17h20

Microsoft

Sistema Operacional

sistemas operacionais

Os membros do programa Windows Insider receberam nesta quarta-feira, 6, uma atualização da versão de testes do Windows 10, cheia de recursos novos. A compilação 14316 do sistema operacional traz, entre as novidades, o Bash shell do Ubuntu rodando nativamente no Windows 10, acessível pelo modo desenvolvedor do sistema. A divulgação da chegada do recurso empolgou a comunidade de desenvolvedores e mostra o interesse da Microsoft no Linux.

Para quem não é desenvolvedor, no entanto, a nova compilação também traz mudanças mais palpáveis. A assistente Cortana (que já está disponível em português na versão de testes do Windows 10), ganhou um recurso que avisa quando o seu celular está com bateria baixa, e isso funciona tanto com smartphones Windows quanto com Android.

A Cortana também ganhou um recurso “encontre meu celular” para o Android, que faz o smartphone fazer barulho para que você possa encontrá-lo quando você o perder entre as almofadas do sofá ou acidentalmente o colocou dentro da geladeira. Direções em um mapa também podem ser compartilhadas do PC para o celular (Windows ou Android). Contudo, suporte total às notificações do celular sendo exibidos no PC ainda não está presente, mas isso deve ser liberado em pouco tempo.

No navegador Edge, as novidades são as extensões, que finalmente estão liberadas a partir de agora. Elas ainda são poucas, mas o suporte já existe, com algumas adições como OneNote Clipper e o botão de marcar pins para o Pinterest. O novo aplicativo do Skype também está disponível.

Em questão de interface de usuário as coisas também foram modificadas. Os emojis foram atualizados de acordo com a linguagem de design da Microsoft, adotando também diferentes tons de pele. O sistema também ganhou um botão para ativar o modo escuro do Windows 10 em vários aplicativos como a loja, a calculadora, o alarme e as configurações. Esta última novidade não irá valer para todos os apps, já que os desenvolvedores têm a opção de criar seus próprios temas para seus produtos.

Para o público comum, que não é membro do programa Insider, as novidades só serão distribuídas na atualização de aniversário do Windows 10. Ela está prevista para sair no terceiro trimestre, possivelmente no fim de julho, que é quando o sistema operacional completa um ano do lançamento.

Via The Verge 

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *