Últimas

4 dicas para aumentar a vida útil do seu notebook

Notebooks podem durar um bom tempo. Especialistas afirmam que o tempo de “vida” desse tipo de dispositivos é de 3 a 5 anos, mas isso depende da qualidade do aparelho e de como o dono o utiliza. Algumas atitudes podem ajudar a prolongar a vida dos aparelhos e ajudar a economizar dinheiro com consertos e trocas. Confira 4 dicas:

1. Não deixe superaquecer

Reprodução

Temperaturas altas são um dos grandes inimigos dos notebooks. “Colocá-lo sobre a cama ou uma almofada pode bloquear as saídas de ar do sistema de ventilação do aparelho, fazendo com que fique ainda mais quente”, alerta a revista Pcmag. A publicação ainda recomenda limpar estas saídas regularmente.

Estudos mostram ainda que manter o notebook no colo pode ser prejudicial à saúde, causando desde problemas na pele da região em contato com o aparelho até infertilidade.

2. Gerencie a bateria

Reprodução

O consenso é que não é uma boa ideia manter o notebook ligado na tomada o tempo todo. Especialistas indicam que caso o usuário faça isso, retire a bateria para preservá-la e evitar o superaquecimento.
Ao recarregar a bateria, o ideal deixar que a bateria chegue a cerca de 80% de sua capacidade, segundo o especialista Isidor Buchmann em entrevista à revista Wired, e voltar a carregar quando atingir 40%. Há também quem recomende usar o computafdor até a bateria se esgotar quase totalmente e, então, dar uma carga completa.

Verifique as recomendações dadas pelo próprio fabricante para cada modelo.

3. Mantenha-o limpo

Reprodução

Há dois tipos de limpeza de notebooks: externa e interna. Por fora, evite o contado com líquidos, migalhas e restos de comidas. Use um produto de limpeza suave e um pano que não solte fiapos. Para uma limpeza mais profunda, use uma escova pequena e garrafas de ar comprimido, geralmente vendidas em lojas de artigos para computador. Não use produtos químicos em spray diretamente no notebook e evite que qualquer líquido penetre seu interior.

Para limpar por dentro, é ideal solicitar o serviço de um técnico.

4. Mantenha-o atualizado

Reprodução
Mantenha o sistema operacional atualizado e os programas utilizados, isso poderá evitar exposições e vulnerabilidades desnecessárias do sistema.

Via BBC

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *