Últimas

Bernie Sanders surpreende e vence Hillary Clinton em Indiana

Washington, 3 mai (EFE).- O senador Bernie Sanders venceu nesta terça-feira todas as pesquisas que lhe apontavam como perdedor nas primárias do estado de Indiana, nos Estados Unidos, e derrotou a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, segundo as projeções dos principais veículos de comunicação americanos.

A vitória de Sanders tem uma importância capital em sua corrida pela indicação do Partido Democrata, já que acontece após duras derrotas em vários estados do leste (Nova York, Connecticut, Pensilvânia e Maryland) e quando muitos davam já por encerrada sua aventura presidencial.

Todas as pesquisas de opinião publicadas até hoje indicavam Hillary como ganhadora neste estado do Meio Oeste do país, algumas por margens amplas como 8 ou inclusive 13 pontos, e os analistas destacavam o bom desempenho da ex-secretária de Estado em territórios vizinhos como Illinois e Ohio, nos quais ganhou.

No entanto, Sanders conseguiu superar estas previsões e venceu em várias das principais cidades do estado, entre elas a mais populosa, Indianápolis, assim como Fort Wayne, South Bend e a grande maioria das zonas rurais.

A vitória do senador, autoproclamado socialista democrático, em Indiana não terá uma grande repercussão na disputa por delegados que devem votar na convenção do partido em julho, já que os democratas os repartem sempre de forma proporcional e a vitória de Sanders foi por uma margem não muito ampla.

Mesmo assim, o fato de ter sido capaz de ganhar em Indiana representa um fôlego para sua campanha, que muitos já consideravam morta, antes das primárias de Virgínia Ocidental, Kentucky, Oregon e, especialmente, Califórnia, o estado mais populoso do país.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *