Últimas

Campeões do raciocínio lógico disputam final nacional

Campeãs da etapa regional da 8ª Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, duas equipes da Escola Municipal Olindina Monteiro disputarão, no sábado, a final nacional da competição, em São Paulo. A escola, situada em Dois Unidos, venceu duas categorias – uma com alunos do quarto ao sétimo e outra com estudantes do oitavo e nono anos – e enviará oito representantes para a disputa. A final reunirá outras 22 equipes, com cem participantes de todo o Brasil.

A olimpíada é um torneio de jogos de raciocínio lógico no qual as equipes podem colocar em prática as estratégias e os conhecimentos explorados pelo Programa MenteInovadora, aplicado pela Mind Lab – empresa de desenvolvimento de tecnologias educacionais – em cerca de 25 países. A parceria entre a empresa e a Secretaria de Educação do Recife permitiu a implantação do projeto MenteInovadora em 36 escolas da rede municipal.

Orientados pelos professores Osman Estanislau, Elimar Alcoforado e Geovanna Layme, os estudantes treinam para a olimpíada diariamente. A equipe da categoria 4º ao 7º ano é formada pelos alunos Marcel Mendes, Matheus Ramos, Ivanildo Neto e Lucas Henrique. Na categoria 8º ao 9º ano, estão inscritos Eduardo Militão, Gabriel da Silva, Lucas Marques e Wesley Lopes. Eles embarcarão para São Paulo na sexta-feira e retornarão no sábado.

Três integrantes do grupo do 8º ao 9º ano – Wesley, Gabriel e Lucas – venceram a etapa regional da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab em 2015 e obtiveram a décima colocação na edição nacional.

“No ano passado, a gente não tinha tanta experiência, mas agora estamos entre os favoritos. Participando pela segunda vez, repassamos nosso conhecimento para os mais novos”, afirma Wesley. Ele conta que os jogos melhoraram muito seu desempenho em matemática. “Para poder jogar, precisamos raciocinar, fazer contas. E isso ajuda muito nas aulas”, diz.

O torneio premiará os mais bem colocados de 8º e 9º ano e servirá de seletiva para os de 4º ao 7º ano à fase internacional da olimpíada, na cidade de Halkidhiki, na Grécia.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *