Chef dá dica para o preparo do macaron perfeito

Aline Küller | entretenimento@band.com.br

Os participantes do MasterChef precisaram mostrar muita delicadeza e precisão no preparo do macaron no episódio da última terça-feira, dia 3. Gabriella Palinkas teve dificuldades e foi a quinta participante a deixar a competição.

Em conversa com o Portal da Band, o chef patissier Itamar Araújo lembrou que o cuidado com a receita deve começar antes do preparo do doce: “O erro mais comum eu diria que é na escolha dos ingredientes. Procure usar uma boa farinha de amêndoas nova e de qualidade”.

O profissional, que trabalha no Belmond Copacabana Palace, ainda ressalta que é importante persistir na tentativa de acertar o prato.

“Qualquer que seja a razão, não desanime! E tenha certeza: rachado ou não os macarons são uma delícia como experiência. Você será capaz de fazê-los lisinhos e perfeitos”, argumentou.

O chef alerta para a temperatura do forno e ensina como conseguir um boa massa. “O segredo é a mistura final dos ingredientes. Misturar em três etapas e só parar de mexer quando a massa ganhar brilho e ficar bem lisa”, aconselhou.

O chef Itamar Araújo indica até a sua receita favorita de macarons. Veja o passo a passo abaixo:

Ingredientes

330g de glaçucar
330g de farinha de amêndoas
Bater e peneirar a farinha de amêndoas com o glaçucar num processador de alimentos
121g de claras
330g de açúcar refinado
82g água mineral
121g de claras

Modo de preparo

Misture o glaçucar e a farinha de amêndoas num bow ou um recipiente de inox grande, que facilite na hora de misturar os ingredientes com uma espátula de silicone.

Adicione as 121g de claras a essa mistura de glaçucar e amêndoas e faça uma pasta.

Coloque a outra 121g de claras num bow da batedeira com o batedor de arame.

Combine a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo até atingir 118°C , comece a bater as claras na velocidade rápida quando a calda de açúcar atingir 110°C use um termômetro pois as temperaturas quando respeitadas influenciam muito no resultado final.

Quando atingir 118ºC, adicione a calda nas claras já montadas para fazer um merengue italiano e continue a bater, com a ajuda do termômetro confira a temperatura e pare de bater quando atingir 50ºC está pronto para misturar com a pasta de amêndoas e glaçucar. Lembrar de fazer quatro pingos nos cantos da assadeira antes de colocar o papel-manteiga ou o tapete para evitar que a folha voe dentro do forno caso seja um forno com turbina.

Usar um bico redondo fazer os pingos de macarons com 3 a 4 cm de diâmetro sobre o papel-manteiga.

Pre aqueça o forno a 150°C deixe os macarons descansarem ao ar por uns 20 minutos antes de levar ao forno. Asse por aproximadamente 15 minutos, até que se crie uma casca. Retire do forno e deixe esfriar para então recheá-los.

Confira também
Internautas lamentam a saída de Gabriella Palinkas
MasterChef fica em primeiro lugar na audiência
TwitterChef recompensará tuiteiro com lugar na final

Você viu?
Raul: Se fosse eu na prova, faria macaron de lágrimas

Quentinha

Fonte: Band.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *