Últimas

Este minirrobô-origami consegue remover objetos no seu estômago

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um minirrobô-origami que tem um objetivo bem claro: remover objetos indesejados do estômago de uma pessoa. Com formato similar ao de uma sanfona, ele pode se locomover dentro do corpo humano para alcançar alguma coisa que tenha ficado presa no organismo, como no caso de uma criança comer uma bateria, por exemplo.

O robozinho, feito em parceria com a a Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e do Instituto de Tecnologia de Tóquio, pode ser movido dentro do corpo usando um campo magnético externo. Para se locomover, ele usa uma técnica em que pequenos apêndices aderem a uma superfície, dando a tração para realizar o movimento para frente. Em seguida, ele se solta e muda a distribuição do peso, permitindo que ele chegue ao seu destino. Ele também conta com pequenas barbatanas e nadadeiras, permitindo o deslocamento em meio líquido.

[embedded content]

O robô é ingerido por via oral. Ele é colocado dentro de uma capsula e congelado, e assim pode ser engolido pelo paciente. Quando chega ao estômago, o gelo derrete e o robô se desdobra e pode começar a ser manobrado para realizar sua função.

Por enquanto, remover coisas do estômago é sua única função, mas a ideia é ir além. A expectativa é que suas capacidades sejam ampliadas para que ele seja capaz de realizar procedimentos cirúrgicos.

Via Gizmodo

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *