Google que fazer com que aplicativos para Android possam reagir ao ambiente

Imagine um futuro, não muito distante, em que seu celular possa perceber que o seu fone de ouvido foi conectado e que você está correndo, o que faz com que seu app de música favorito seja ativado automaticamente, sem você precisar tirar o smartphone do bolso. É esse o futuro que o Google imagina para o Android.

Durante a Google I/O, convenção que a empresa realiza todos os anos para desenvolvedores e que teve início esta semana nos EUA, foi revelada a criação de “APIs de consciência”. Essas APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem aos criadores de aplicativos coletar informações sobre o ambiente do usuário e fazer com que seus apps respondam de acordo.

Entre as informações que essas APIs podem coletar estão o local do usuário, situação (se está andando, correndo ou parado), horário do dia, clima, movimento do celular, entre outras. Assim, os desenvolvedores podem atribuir respostas a cada uma dessas informações, de modo que um aplicativo seja capaz de reagir a certas condições do ambiente de forma instantânea.

Um app de lanterna pode ser ativado automaticamente se o celular detectar que você está em um ambiente com muito pouca luz, ou o aplicativo de câmera pode ativar-se quando o smartphone notar que está na praia e o movimento das mãos do usuário foi de estender o braço. As possibilidades são diversas e devem começar a ser vistas em breve.

Via Phone Arena

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *