Google quer acabar com as senhas para apps em Android até final do ano

O plano do Google de eliminar senhas em favor de um sistema que leve em conta uma combinação de sinais, como seus padrões de digitação, de caminhada, sua localização atual, entre outros, estará disponível para os desenvolvedores do Android até o final do ano – e, se tudo correr bem, para usuários logo em seguida.

Durante a conferência de desenvolvedores, o chefe da ATAP, Daniel Kaufman, ofereceu uma breve atualização sobre o status de Projeto Abacus, que é a criação de um sistema que opta pela autenticação biométrica no lugar da alfanumérica e de verificação de dois fatores.

O projeto foi apresentado no Google I/O do ano passado e a empresa já implementou uma tecnologia similar de desbloqueio em dispositivos de executam o Android 5.0 em diante. O “Smart Lock” permite desbloquear automaticamente o aparelho quando o usuário estiver em um lugar confiável, estar conectado via Bluetooth a um dispositivo confiável, quando o aparelho está sendo carregado ou quando reconhece o rosto do usuário.

O Projeto Abacus, por outro lado, tem a proposta de recolher continuamente, em segundo plano, dados do usuário para criar um índice de confiança. Caso o sistema identifique algo de diferente, os aplicativos voltam a pedir uma senha. Além disso, cada aplicativo pode exigir uma pontuação no índice de confiança diferentes; por exemplo, para desbloquear um app de banco, será preciso mais informações que um jogo.

Kaufman ainda afirmou que no mês que vem, algumas instituições financeiras começarão a realizar alguns testes com o tal índice de confiança.

Via TechCrunch

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *