Últimas

Londres elege o primeiro prefeito muçulmano da história da cidade

Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa. Foto: AFP Photo (Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa. Foto: AFP Photo)
Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa. Foto: AFP Photo

Com mais de 95% das urnas apuradas, o Partido Trabalhista reivindicou nesta sexta-feira a vitória de seu candidato Sadiq Khan à prefeitura de Londres, o que o faria o primeiro prefeito muçulmano da capital britânica. A vitória ainda vai ser oficialmente confirmada, mas o resultado já está garantido matematicamente.

“Felicitações @SadiqKhan. Estou ansioso para trabalhar com você para fazer de Londres uma cidade mais igual para todos!”, declarou em seu Twitter o líder do Labour, Jeremy Corbyn, enquanto que os resultados oficiais da votação realizada na quinta-feira deverão ser divulgados mais tarde.

O Reino Unido celebrou eleições regionais e municipais, sendo a prefeitura de Londres a joia da coroa das disputas. Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson.

Os dois principais candidatos eram o conservador Zac Goldsmith, filho de um bilionário, e o filho de um motorista de ônibus do Paquistão, o trabalhista Sadiq Khan, 45 anos.

Durante a campanha, Goldsmith e o primeiro-ministro David Cameron insistiram em apresentar Khan como alguém com vínculos com extremistas muçulmanos, uma estratégia que parece ter se voltado contra os conservadores.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *