Lyra corteja PMDB por apoio em Caruaru

O ex-governador de Pernambuco e ex-socialista, João Lyra Neto (PSDB), procurou, ontem, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) para conversa em um gesto que busca aproximação entre as duas siglas para a disputa pela prefeitura de Caruaru. Lyra, que desembarcou do PSB após os socialistas negarem legenda à candidatura da filha, a deputada estadual Raquel Lyra (hoje também PSDB) tem usado a experiência política para costurar alianças que fortaleçam o nome dela. O deputado estadual Tony Gel é cotado para disputar a prefeitura pelo PMDB, mas ainda bateu martelo sobre sobre presença no pleito.

A pauta oficial do encontro foram as mudanças no cenário nacional com a ascensão de Michel Temer à presidência. O impacto disso na disputa municipal deste ano também esteve presente. “Conversamos sobre essa crise nacional, a situação do estado e os passos que devem ser dados neste momento. Falamos também sobre Caruaru e as eleições municipais. As circunstâncias nacionais levam Jarbas a estar mais próximo do PSDB em Brasília e se houver necessidade de uma convergência de forças (em Caruaru) fica mais fácil o diálogo”, disse Lyra.

Três grupos políticos rivalizam o poder na cidade. Além dos Lyra e do grupo de Tony Gel, estão lideranças ligadas ao atual prefeito os José Queiroz, que deverá lançar o vice, Jorge Gomes como candidato. Avaliações internas, tanto no PSDB, quanto no PMDB dão conta de que o cenário ideal seria ter três candidaturas, levando a disputa para o segundo turno. A expectativa, porém, é sobre como o PMDB se portaria nesta situação, isto é, se caminharia com o PSB, com quem mantem relação estadual ao contrário dos tucanos que desembarcaram do governo Paulo Câmara, ainda que a contragosto dos peemedebistas.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *