Últimas

Mercúrio completa 1ª passagem entre Terra e Sol em uma década

Washington, 9 mai (EFE).- O planeta Mercúrio completou nesta segunda-feira sua primeira passagem entre a Terra e o Sol em uma década, um evento extraordinário que a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, transmitiu ao vivo em seu site.

Durante sete horas e meia, Mercúrio foi visível hoje desde a Terra como um pequeno ponto negro cruzando o Sol, um espetáculo registrado pela primeira vez pelo Observatório de Dinâmicas Solares da Nasa.

Esta passagem do “planeta vermelho” na frente do Sol, que em astronomia se chama “trânsito”, começou às 11h16 GMT (8h16 de Brasília) e terminou às 18.38 GMT (15h38 de Brasília) e foi visível nas Américas, na Europa, na África e em boa parte da Ásia.

Este trânsito ocorre quando Mercúrio passa diretamente entre o Sol e a Terra e é o primeiro desde 2006.

O próximo não vai acontecer até 2019 e, segundo a Nasa, este evento só ocorre 13 vezes por século.

Mercúrio é o planeta mais próximo ao Sol e o orbita a cada 88 anos, o que significa que tecnicamente o planeta passa entre o “astro rei” e a Terra com relativa frequência.

No entanto, um trânsito de Mercúrio só ocorre 13 vezes em um século porque sua órbita e a da Terra estão ligeiramente “desalinhadas” em quase sete graus.

Por isso, da perspectiva da Terra, o pequeno planeta se “desvia” do Sol muitas vezes.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *