Últimas

Messenger Vs. WhatsApp: prós e contras dos aplicativos de mensagem

No início do ano o WhatsApp atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, enquanto que o Facebook Messenger já conta com 900 milhões de usuários ativos mensais. Então, as chances de você ter um dos dois (ou os dois) aplicativos de mensagens instantâneas no seu smartphone é muito grande.

Segundo dados que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, passou no mês passado, juntos, os dois serviços processam 60 bilhões de mensagens por dia. Para efeito de comparação, essa quantia é três vezes o número de mensagens SMS trocadas por dia.

Embora ambos tenham praticamente as mesmas funções, como chamadas VoIP de graça e mensagens de grupo, os dois aplicativos de mensagens são distintos um do outro em muitos aspectos importantes.

Veja os prós e contras de cada um:

  1. Privacidade
    No mês passado, o WhatsApp anunciou a criptografia end-to-end para todos os usuários, isso significa que as mensagens, fotos, arquivos, vídeos e áudios trocados através do aplicativo não podem ser interceptados.
    Este não é o caso do Messenger. No entanto, rumores indicam que o Facebook pode estar testando um recurso para apagar as conversas como o Snapchat. Por isso, é possível que um recurso de criptografia seja incluído em breve. 
  2. Envio de fotos e vídeo
    Os dois aplicativos permitem que o usuário compartilhe fotos e vídeos de diversas maneiras (direto da câmera, do álbum, de outros apps, entre outros). No entanto, ao contrário do Messenger, o WhatsApp tem um limite de 10 fotos por mensagem. Se você tem uma enorme coleção de fotos de viagens que você deseja enviar à sua mãe de uma só vez, esse pode ser um pequeno inconveniente.
    Além disso, o Messenger organiza as imagens, enquanto o outro mostra uma por uma como se fossem uma mensagem. Ele também tem uma melhor integração com a rede social e recursos de edição de fotos mais avançados.
  3. Fazer chamadas de áudio e vídeo
    De vez em quando, você precisa pegar o telefone e ter uma conversa real, que não seja por mensagem. Ambos oferecem chamadas de áudio e vídeo VoIP; basta você estar conectado à uma rede Wi-Fi. O recurso pode ser muito bom para quem está sem créditos no celular ou precisa fazer uma chamada rápida.
    Mas se você estiver em uma viagem no exterior e precisar fazer uma ligação, o WhatsApp pode ser a melhor opção. A grande razão pelo WhatsApp ter se tornado tão popular é a sua capacidade de funcionar sem problemas através de uma ampla gama de países, dispositivos e redes 2G, 3G e Wi-Fi.
    Agora, se você quiser um aplicativo de mensagens que consiga fazer ligações para várias pessoas ao mesmo tempo, a melhor escolha é o Messenger. Ele permite fazer chamadas para grupos de até 50 pessoas. 
  4. Contatos
    Quando o assunto é acesso aos contatos, o Messenger ganha do WhatsApp. Enquanto o WhatsApp só permite enviar mensagens para pessoas que estejam na sua lista de contatos, o Messenger permite que até pessoas que não são suas amigas entrem em contato.

Via The Daily Dot

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *