Últimas

Mexicano 'El Chapo' é transferido a prisão perto da fronteira com EUA

México, 7 Mai 2016 (AFP) – O traficante mexicano Joaquín “Chapo” Guzmán foi levado de maneira inesperada na madrugada deste sábado a uma prisão de Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos, como parte de um protocolo de segurança, disse à AFP uma fonte da Comissão Nacional de Segurança.

A transferência de Guzmán, em meio a um importante dispositivo militar, obedece “unicamente a protocolos de segurança como parte de uma rotação de réus” que é feita normalmente, disse um funcionário que pediu o anonimato.

O traficante, que foi capturado em janeiro e estava detido na prisão de segurança máxima de El Altiplano a 90 km da capital, chegou de madrugada ao aeroporto de Ciudad Juárez, fortemente vigiado por 150 policiais federais que chegaram pouco antes em três aviões da Comissão Nacional de Segurança.

“El Chapo” foi transferido em um helicóptero do terminal aéreo ao Centro Federal de Readaptação Social Número 9, localizado no sul de Ciudad Juárez.

Embora esta prisão não esteja classificada entre as de segurança máxima do México, tem uma área destinada a réus de alta periculosidade e é “uma das mais seguras”, indicou a fonte.

De acordo com informações da imprensa mexicana, a prisão de Ciudad Juárez se encontra protegida por militares, enquanto o caminho que conduz à prisão também é fortemente vigiado.

O ex-líder do cartel de Sinaloa protagonizou em julho de 2015 uma espetacular fuga da prisão de El Altiplano, de onde fugiu por um túnel de 1,5 km que ele mesmo mandou construir a partir do chuveiro de sua cela ao exterior da prisão.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *