Mostras competitivas do Cine PE terminam neste sábado

Felipe Kannenberg interpreta um piloto de corridas em Leste Oeste. Foto: Elizeo Garcia/ Divulgação
Felipe Kannenberg interpreta um piloto de corridas em Leste Oeste. Foto: Elizeo Garcia/ Divulgação

 
Carla Camurati é homenageada na noite deste sábado no Cine PE. Diretora, produtora, distribuidora, atriz, roteirista e gestora pública, ela consagrou-se principalmente por ter dirigido o filme Carlota Joaquina, princesa do Brazil (1995), marco inicial da retomada do cinema nacional na década de 1990. A homenagem ocorre após a exibição dos curtas-metragens e antes da projeção do longa paranaense Leste Oeste, de Rodrigo Grota, que encerra a mostra competitiva do festival deste ano. A programação começa às 19h30 no Cinema São Luiz com ingressos por R$ 5.

Primeiro longa-metragem dirigido por Grota, Leste Oeste é protagonizado por um piloto de automobilismo e foi filmado em Londrina, uma das maiores cidades do interior do Paraná. As corridas não são o tema principal do filme, que retrata um drama pessoal do personagem, interpretado por Felipe Kannenberg, mas há cenas filmadas em um autódromo com carros em ação. A trilha sonora foi produzida pelo músico Rodrigo Guedes, da banda Grenade.

Quatro curtas-metragens são mostrados esta noite. Um deles é o brasiliense Gramatyka, de Paloma Rocha, filha de Glauber e da consagrada atriz Helena Ignez, que está no elenco. O pernambucano Os filmes que moram em mim, de Caio Sales, é um livre ensaio cinematográfico formado por imagens nascidas no subconsciente do diretor. Os outros dois curtas são a ficção metalinguística Diva (PE), de Luiz Rodrigues Jr, e o documentário Bola para Seu Danau (RJ), de Eduardo Souza Lima, que resgata a história da primeira partida de futebol realizada no Brasil, organizada pelo escocês Thomas Donohoe.

À tarde, o festival promove um painel sobre a questão dos patrocínios no setor cultural. Os palestrantes são Alfredo Bertini (Cine-PE), Fábio Costa (Magazine Luiza) e Cristina Morales (Signum Research), com mediação do jornalista econômico Adalberto Piotto (SP).

Alteração
Uma alteração foi feita na programação do domingo no Cine PE. A cerimônia de premiação, que estava marcada para o início da noite, será realizada apenas após a exibição do longa-metragem Vidas Partidas.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *