Últimas

Motos da BMW terão sistema de emergência inteligente

A BMW deve se tornar a primeira fabricante de motocicletas a equipar os veículos com um sistema inteligente que encurta o tempo de espera por atendimento em situações de emergência. Disponível nos carros da marca desde 1999, o recurso será aprimorado e, a partir de 2017, estará disponível como item adicional nas motos.

O sistema usa sensores presentes na moto para saber se o motorista sofreu um acidente (ele detecta coisas como a inclunação). Dependendo da gravidade da situação, a moto pode acionar a emergência automaticamente ou aguardar 25 segundos para fazê-lo. Se estiver tudo bem, a pessoa pode cancelar a chamada manualmente.

Reprodução

Também dá para acionar o recurso por meio de um botão que fica à direita do guidão. Neste caso, a ideia é que o motorista tenha um canal rápido para acionar a emergência quando topa com um acidente em que ele próprio não esteja envolvido.

Com uso de geolocalização, atendentes em um call center poderão enviar carros de assistência ao local exato onde o acidente ocorreu. A comunicação é feita por meio de um módulo na própria moto que promove conexão com redes móveis.

Ao divulgar a novidade, a BMW citou um estudo segundo o qual sistemas como esse fazem com que o suporte a vítimas de acidente chegue de 40% a 50% mais rapidamente. Tamanha eficácia fez com que a União Europeia ordenasse que esses sistemas sejam obrigatórios para carros vendidos a partir de 2018.

Nas motos, a BMW começará a distribuição pela Europa, e não há informações sobre quando a novidade será levada a outros países.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *