Últimas

No DF, 63% do público-alvo foi vacinado contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe aplicou, neste sábado (3), em todo o Distrito Federal, 180.845 doses da vacina que combate as gripes causadas pelos vírus influenza A – H1N1 e H3N2 – e influenza B. Apesar de a campanha nacional ter iniciado hoje (30), em Brasília alguns grupos de risco vinham recebendo a vacina desde o dia 18.

Brasília - Ana Joaquina de Oliveira, de 102 anos, foi levada pela filha para receber a vacina no Drive Thru do Hospital Regional da Asa Norte no Dia D de mobilização contra a gripe (Elza Fiuza/Agência Brasil)

No DF, 56,5% do público-alvo receberam vacina contra a gripe Elza Fiuza/Agência Brasil

Com isso, a capital federal contabiliza um total de 385.183 doses aplicadas, o que, segundo a Secretaria de Saúde, corresponde a 63% do público-alvo  de 609 mil pessoas. A campanha seguirá até o dia 20 de maio com a participação de 240 mil profissionais de saúde.

De acordo com o balanço divulgado na noite deste sábado, foram aplicadas 18.216 doses em crianças com idade inferior a 5 anos (64 % do publico alvo). Nas gestantes, foram aplicadas 21.239 doses, o que corresponde a 63% do público-alvo; e nas puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), 4.215 doses (76,6%).

Nos idosos, público com idade acima de 60 anos, foram aplicadas 115.131 doses (56,5% público-alvo); e nos portadores de comorbidades (pessoas com doenças crônicas ou com algumas condições prévias que são fatores de risco quando associadas com a infecção pelo vírus da gripe) foram 60.356 doses, o que corresponde a 64,2% do total previsto até o final da campanha. O grupo que apresentou maior percentual de doses aplicadas foi o de trabalhadores da saúde, com 91% do total planejado. Isso corresponde à aplicação de 65.711 doses.

Meta
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% de um total de 49,8 milhões de pessoas em todo o país. A escolha dos grupos prioritários, segundo a pasta, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias.

O envio das doses da vacina começou no dia 1º de abril e pelo menos 22 estados decidiram antecipar o início da vacinação. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *