Últimas

Olha! Recife tem roteiros dedicados aos Museus

Neste fim de semana, o Olha!Recife tem roteiros dedicados à Semana Nacional dos Museus. O projeto realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer irá  oferecer dois passeios de ônibus no sábado. Existirá também uma caminhada para observação de painéis e murais do Centro do Recife e o Circuito do Cais para quem preferir fazer o tour de bicicleta.

A programação tem início às 9h do sábado, na Praça do Arsenal, de onde o grupo será levado até o Museu Franciscano do Recife, localizado na Rua do Imperador e faz parte do complexo de edificações da Ordem Terceira de São Francisco. Os participantes conhecerão ainda a Capela Dourada, uma das maiores relíquias barrocas de Pernambuco. O passeio segue para a Antiga Estação Central do Recife, que abriga o recém-reformado Museu do Trem. O roteiro é encerrado no Museu da Cidade do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas.

À tarde, o circuito dos museus terá o mote “No Passo do Frevo” e será iniciado no Museu Paço do Frevo, no Recife Antigo, às 13h. Em seguida, os inscritos conhecerão a Embaixada dos Bonecos Gigantes na Rua do Bom Jesus. O passeio segue ainda para a Praça Sérgio Lorêto, onde há uma escultura em homenagem a Enéias Freire, fundador do Galo da Madrugada; Pátio de São Pedro, onde foi fundado o Bloco Batutas de São José; Rua da Aurora, onde estão a estátua de Capiba e o Monumento ao Frevo. Para este passeio, o grupo deve se encontrar às 13h, em frente ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal.

No domingo, a caminhada irá percorrer caminhos que levam a painéis e murais artísticos do Centro da cidade. Saindo da Praça do Arsenal, os participantes seguirão para o Marco Zero, onde está a Rosa dos Ventos, obra de Cícero Dias. Na rota o grupo devem contemplar os painéis Batalha dos Guararapes e Floral, ambos de Francisco Brenannd; Casa da Cultura; Praça da República; Ponte Princesa Isabel, com vista para o enorme painel de Luiz Gonzaga pintado no edifício da Prefeitura do Recife, medindo 77 metros de altura por 8,20 metros de largura, do artista Eduardo Kobra.
 
O passeio de bicicleta percorrerá o conjunto de cais da região central. Os locais acompanham a formação da cidade e seu desenvolvimento urbano e social às margens do Rio Capibaribe. No percurso, o Cais do Porto na região requalificada do Bairro do Recife; Cais do Apolo; Cais da Alfândega; Cais de Santa Rita; Cais José Estelita; e outros. Os interessados em fazer o tour de bike devem estar às 9h na Praça do Arsenal.

O Olha!Recife é gratuito e qualquer pessoa  pode partipar a inscrição é realizada por meio do site: Olha!Recife.  É solicitado que os inscritos levem um quilo de alimento não perecível no dia do passeio. Os itens serão direcionados para instituições de caridade da cidade. As inscrições estarão abertas a partir das 9h desta sexta-feira.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *