Últimas

Passeata em Lima pede por casamento igualitário e direitos de homossexuais

Lima, 21 mai (EFE).- Centenas de pessoas se uniram hoje à 3ª Marcha pela Igualdade em Lima convocada para pedir o exercício de direitos plenos para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, e enviar uma mensagem a favor da união civil para o próximo governante do Peru.

O grupo Casamento Igualitário convocou a manifestação pelo centro de Lima para pedir ao próximo presidente do Peru uma “igualdade plena e vidas dignas para todos e todas”.

O movimento pede também proteção legal e social para as uniões de pessoas do mesmo sexo, pois o Peru ainda não legalizou o casamento homossexual.

Também reivindicam uma lei contra crimes de ódio, lei de identidade de gênero, ordens municipais contra a discriminação, entre outras medidas.

Alguns conhecidos personagens da televisão, como atores, jornalistas e motoristas, se uniram à passeata, da mesma forma que a ex-candidata à Presidência Verónika Mendoza, do esquerdista Frente Ampla, que apresentou uma plataforma de apoio à união civil de pessoas do mesmo sexo.

“Dizem que não gostam desse estilo de vida, (…) se não gosta, então não se deite com um gay ou com uma lésbica, mas não podem discriminar, não podem rejeitar seres humanos”, disse o legislador Carlos Bruce durante um discurso aos manifestantes.

Durante a passagem da manifestação por um dos locais de campanha da candidata Keiko Fujimori, os participantes jogaram objetos e gritaram palavras de ordem de rejeição devido a que a ex-deputada se declarou contra as uniões homossexuais e que possam adotar crianças.

“Lésbicas, gays, bissexuais, trans, queers e nossos aliados exigiremos de nossos próximos governantes e representantes que acolham as reivindicações que garantirão uma base mínima de respeito e defesa de nossas vidas e de nossas famílias”, manifestou o grupo em sua convocação pública divulgada nas redes sociais.

Os manifestantes, levando balões e bandeiras coloridas, partiram da praça San Martín, no centro de Lima, e marcharam por várias avenidas principais rumo ao parque Campo de Marte, no distrito de Jesús María, onde se organizou um show e números artísticos.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *