Prédio do Cine São Francisco por comodato será restaurado e administrado pela Prefeitura de Penedo

Contrato prevê a cessão de uso ao Município pelo período de 20 anos

 

Tempos áureos que representam o apogeu econômico do Baixo São Francisco. Em 1959, Penedo ganhava a mais moderna sala de cinema do Nordeste, o Cine São Francisco. Mais tarde, no ano de 1962, entrava em pleno funcionamento o majestoso Hotel São Francisco. Naquele período, um prédio futurista com modernas instalações encravado em meio ao casario tricentenário da histórica Cidade dos Sobrados.

 

Erguido e administrado pela Companhia de Melhoramentos de Penedo, o Cine São Francisco sediou de 77 a 82 o Festival de Cinema. A festa, que reunia artistas reconhecidos nacionalmente e grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), perdeu espaço para o Sul do País. Com o surgimento de novas salas na capital, a popularização dos aparelhos eletrônicos, a sala de exibições fechou definitivamente suas portas em 03 de agosto de 1993. Isso depois de uma última tentativa de dois locatários, em continuar lutando contra os novos avanços tecnológicos.

 

Por anos fechado, a Prefeitura de Penedo e o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), produziu um estudo de viabilidade econômica e turístico, em que apontou Penedo como sendo uma pretensa Cidade Centro de Convenções. Assim, alcançaria o viés econômico, sediando eventos e, como consequência, sua riqueza arquitetônica o chamariz turístico para o esse norte.

 

Prédios históricos estão sendo reformados, dois já inaugurados, Círculo Operário e Biblioteca Pública, passarão a integrar o projeto – Penedo Cidade Centro de Convenções -, com vários auditórios refrigerados e dotados de elevador, sendo o Cine São Francisco o maior auditório, com 1100 lugares.

 

Para concretizar o projeto já em andamento, a Prefeitura e a Companhia de Melhoramentos de Penedo, proprietária do Hotel São Francisco, assinaram nesta quarta-feira (18), o contrato de comodato. Assim, será iniciada a restauração de toda a antiga sala de exibição.

 

Com recursos na ordem de R$ 5 milhões, destinados via emenda parlamentar do então deputado federal Renan Filho, posto no orçamento do Ministério do Turismo, o Cine São Francisco será totalmente recuperado e receberá acessibilidade com elevadores, ganhando nova funcionalidade pelos próximos 20 anos.

 

“O estudo mostrou a viabilidade de Penedo para o turismo de eventos e negócios, com modernas salas de convenções, sendo a maior e mais moderna a do antigo Cine São Francisco. Essa parceria vai ser muito proveitosa para Penedo e para os proprietários da antiga sala de exibição. A visão empreendedora do empresário busca contribuir com o desenvolvimento da cidade. Com esse comodato, todos ganham. Nossa cidade tem potencial, e vamos explorar mais um: o de negócios. Obrigado aos envolvidos em mais uma grande ação voltada ao desenvolvimento de Penedo e nossa gente”, emocionou-se o prefeito Marcius Beltrão ao assinar mais um grande projeto da sua administração.

 

O projeto

 

Estão enquadrados no Centro de Convenções: os auditórios do antigo Cine São Francisco (1100 lugares), da Biblioteca Pública, Circulo Operário, Theatro Sete de Setembro, antigo Fórum e a Associação Comercial.

 

Secom Penedo

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

1 comentário

  1. Roberto José tira o pé da lama! Esta deveria ser a manchete!

    Mas te todo foi bom, os que eram Peixoto, serão menos pixotes e a cidade pode nesta vibe ter um novo segmento turístico…

    Gostei da atitude do prefeito festeiro e gatinho!

    Mas gosto mesmo é dos 'meninos lindos do Conê'…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *