Últimas

Primeiro-ministro da Austrália é mencionado nos Panama Papers

Sydney (Austrália), 12 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, Malcom Turnbull, aparece nos Panama Papers como antigo diretor de uma empresa de ultramar criada e administrada pelo escritório Mossack Fonseca, embora as evidências não apontem uma conduta inadequada, informam nesta quinta-feira (data local) veículos de comunicação australianos.

Segundo o jornal “The Australian Financial Review”, Turnbull e Neville Wran, que foi chefe do Executivo do estado australiano de Nova Gales do Sul, se uniram em outubro de 1993 à diretoria da Star Mining NL, uma empresa australiana listada na bolsa com a esperança de desenvolver a mina siberiana de Sukhoi Log.

Nesse mesmo ano Turnbull e Wran foram nomeados diretores da subsidiária da Star Mining nas Ilhas Virgens Britânicas, Star Technology Services Limited, possuidora das ações do grupo no projeto aurífero de Sukhoi Log.

Ambos renunciaram em 1995 a esta empresa de ultramar, que o Mossack Fonseca incorporou em 1991, primeiro como Green Applied Systems e no ano seguinte lhe mudou de nome para Star Technology.

O jornal indica que não existem evidências de que Turnbull tenha atuado incorretamente quando foi diretor dessa empresa, enquanto seu porta-voz indicou que o primeiro-ministro desconhecia que esta companhia era administrada pelo Mossack Fonseca.

“Como menciona o jornal, não há indícios de uma conduta inadequada de nenhum tipo. Não há nada novo”, comentou hoje Turnbull aos jornalistas em Melbourne, ao reforçar que “a empresa era uma filial de uma empresa que cotava na bolsa australiana”.

O jornal australiano esclarece que os detalhes sobre Turnbull constam nos documentos obtidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) sobre os Panama Papers, mas não fazem parte do banco de dados que se tornou público.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *