Últimas

Raúl Castro homenageia Evo Morales com mais alta distinção de Cuba

Havana, 20 mai (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, condecorou nesta sexta-feira seu homólogo da Bolívia, Evo Morales, com a ordem José Martí, a mais alta distinção outorgada pelo governo da ilha, depois que ambos se reuniram no Palácio da Revolução de Havana durante a visita do líder sul-americano.

Evo Morales começou sua agenda oficial em Cuba esta tarde com a protocolar oferenda floral perante a estátua do herói independentista cubano José Martí na Praça da Revolução de Havana e um posterior percurso pelo memorial próximo.

Após a recepção oficial no Palácio da Revolução, os governantes de Cuba e Bolívia lideraram uma reunião privada acompanhados de suas respectivas delegações, durante a qual avaliaram o estado atual das relações bilaterais.

Em seguida, Castro e Morales estiveram presentes na assinatura de um convênio para promover e desenvolver mecanismos e programas para a cooperação bilateral em diversas áreas de economia, saúde, educação e cultura.

O acordo foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores boliviano, David Choquehuanca, e o titular de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro cubano, Rodrigo Malmierca.

Posteriormente foi realizada a cerimônia solene na qual Raúl Castro condecorou Evo Morales com ordem José Martí.

O presidente da Bolívia, um dos principais aliados políticos de Cuba na América Latina, chegou esta madrugada a Cuba e voltará a seu país no sábado à tarde.

A última visita de Morales a Cuba havia acontecido em agosto do ano passado quando viajou a Havana para acompanhar o líder revolucionário Fidel Castro em seu 89º aniversário.

No último dia 14 de março, Raúl Castro também entregou a ordem José Martí a Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, cujo governo é o principal parceiro político da ilha.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *