Robô está sendo projetado para ajudar crianças com necessidades especiais

Os robôs e inteligência artificial podem ajudar no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Um robô esférico, batizado de Leka, está sendo desenvolvido e procura financiamento através de Indiegogo exatamente para essa finalidade.

O Leka é um brinquedo inteligente interativo e multissensorial que oferece às crianças com necessidades especiais a possibilidade de jogar jogos divertidos e educativos que motivam interações sociais, que aumentam a coordenação motora, cognitiva e habilidades emocionais, além de estimular a autonomia.

“Não há um monte de brinquedos destinados às crianças com necessidades especiais”, diz Ladislau de Toldi, engenheiro que desenvolveu a tecnologia. “Por causa de suas necessidades especiais, é mais difícil para elas se concentrarem e progredirem. Então, como é que você faz uma criança excepcional aprender e progredir?”

O androide é equipado com sensores que podem detectar e responder à interação de uma criança através de comportamentos autônomos. Por exemplo, se o Leka é maltratado e jogado no chão, ele fica triste e vermelho. Respostas interativas tem o objetivo de ajudar as crianças a entender melhor os sinais e melhorar suas habilidades sociais.

Á princípio, o robô foi pensado para ajudar crianças com autismo, mas testes em escolas mostraram que crianças com Síndrome de Down e outras deficiências interagem bem com o Leka.

“Desde o início nós estivemos lado a lado com os terapeutas e escolas de educação especial, porque sabemos como desenvolver um robô, mas essas pessoas são os únicos que sabem como cuidar das crianças”, explica Toldi.

O financiamento busca arrecadar US$ 60 mil e o preço sugerido para o robô é de US$ 490. A previsão é de que os primeiros brinquedos cheguem às lojas em maio de 2017.

Veja o vídeo:

[embedded content]

Via TechCrunch

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *