Rumor sugere que Nintendo NX pode usar cartuchos ao invés de discos

Um rumor que está se espalhando pela internet, e que ainda não foi confirmado pela Nintendo, sugere que o novo console japonês pode usar cartuchos ao invés de discos. O boato surgiu após relatórios financeiros da companhia que providencia os chips ROM da fabricante indicarem que a volta dos cartuchos seria economicamente melhor.

Segundo o site Screen Critics, a fabricante de memórias chinesa Macronix já estaria esperando um aumento no número de pedidos de chips ROM encomendados pela Nintendo. O portal ainda noticia que Wu Minn, chefe da companhia, teria feito referências diretas ao NX no relatório financeiro.

Os cartuchos foram abandonados pela companhia esde o Gamecube e todos os videogames mais recentes utilizam leitores óticos. Vale destacar que as fitas contam com alta velocidade de leitura e eliminam a necessidade da instalação dos jogos no console.

Outro fator que dá força à volta dos cartuchos é o rumor de que o NX seria um console híbrido. Isso é, ele funcionaria tanto como um videogame tradicional de mesa, como um portátil. Sem o leitor ótico, o produto ganharia mais pontos no quesito praticidade.

Por outro lado, existe a possibilidade de que o anúncio do número de ROMs não signifique nada além de um eventual aumento da demanda causado pela necessidade do NX em possuir chips ROM internos.

Além disso, a Nintendo registrou em 2015 uma patente para um console que não contava com um leitor de discos e que, para funcionar, dependia exclusivamente do download de jogos.

O NX foi adiado pela Nintendo e deverá ser lançado somente em 2017.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *