Últimas

Saída do Reino Unido da UE ameaçará a paz na Europa, diz Cameron

O Reino Unido estará em maior segurança na União Europeia (UE) e se o referendo de 23 de junho estabelecer a saída dos “28”, a paz na Europa poderá ficar ameaçada, afirmou hoje o primeiro-ministro britânico, David Cameron.”A União Europeia tem contribuído para reconciliar países que tiveram problemas durante décadas”, acrescentou Cameron em discurso no Museu Britânico, em Londres, lembrando os conflitos que sacudiram a Europa nos últimos séculos.

Para o primeiro-ministro, é do “interesse do Reino Unido manter o objetivo comum na Europa”, de forma a evitar futuros conflitos entre países europeus. Ele defendeu que o Reino Unido se mantenha como Estad0-Membro da UE para que esse esse objetivo seja alcançado.

“Cada vez que fechamos a porta à Europa, mais cedo ou mais tarde acabamos por lamentar, quer sejamos nós a influenciar a Europa ou ela a nos influenciar”, destacou. O primeiro-ministro britânico insistiu no fato de que a UE amplia os poderes do Reino Unido no mundo, ideia contrariada pelos que defendem a saída dos “28”, que sustentam que a influência do país será maior fora da comunidade europeia.

“Nesta perigosa situação atual, a maior cooperação possível com os vizinhos europeus é essencial”, insistiu Cameron, lembrando os desafios que representam o grupo Estado Islâmico, a Rússia e a crise dos refugiados.

Cameron também lembrou Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a 2ª Guerra Mundial. “No pós-guerra, apoiava com paixão a aproximação dos países da Europa Ocidental, a promoção das livres trocas e a criação de instituições duradouras para que o continente nunca mais revivesse um conflito sangrento”.

No próximo dia 23 de junho, os britânicos vão se manifestar, em um referendo, sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Até agora, as pesquisas mostram indefinição.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *