Últimas

Sistema transforma pele em tela touchscreen no uso de relógios inteligentes

Caroline Rocha
05/05/2016 16h05

Relógio inteligente

relógios inteligentes

Tecnologia

Quem possui um relógio inteligente e dedos grandes pode encontrar problemas ao tentar clicar na tela pequena do dispositivo. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon criou uma solução para essa dificuldade: tornar a pele do braço ou da mão uma “tela tátil” para o smartwatch.

O sistema, chamado de SkinTrack conta com um anel emissor de sinal, usado no dedo, para se comunicar com o relógio. Quando o dedo que usa o anel toca a pele, um sinal elétrico de alta frequência se espalha pelo braço do usuário. A distância entre o anel e os eletrodos na pulseira identificam a posição do dedo. “O diferencial do SkinTrack é que ele não é intrusivo; relógios e anéis são itens que as pessoas já usam todos os dias”, afirma Yang Zhang, estudante responsável pela tecnologia.

[embedded content]

O SkinTrack é capaz até de acompanhar movimentos continuamente, permitindo que o usuário desenhe, por exemplo. O sistema também detecta gestos discretos, como deslizar para a esquerda ou direita para mudar de app ou sair de um programa. É possível até arrastar apps “para fora” do relógio, criando atalhos no braço par abrí-los.

Segundo os pesquisadores, a tecnologia é segura e não há nenhuma evidência de que os sinais gerados tenham qualquer efeito nocivo sobre o corpo.

Por enquanto não há planos concretos para comercializar a tecnologia.

Via TheVerge

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *