Últimas

UE condiciona acordo com a Turquia ao cumprimento de todas as cláusulas

Berlim, 12 Mai 2016 (AFP) – A União Europeia (UE) negará a isenção de vistos aos cidadãos turcos caso a Turquia se recuse a cumprir uma das condições essenciais do acordo bilateral, advertiu o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker.

“Consideramos importante que estas condições sejam cumpridas, pois de outro modo o acordo entre a UE e a Turquia não poderá ser concretizado”, afirmou Junker durante um fórum em Berlim.

Se o presidente turco Recep Tayyip Erdogan “persistir com sua estratégia, deverá explicar aos cidadãos turcos porque o acordo entre IE e Turquia não se concretiza”, completou.

Erdogan acusou alguns minutos antes a UE de “hipocrisia” por exigir de Ancara a modificação de uma lei antiterrorista no momento em que o governo enfrenta uma retomada da rebelião do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

“A UE nos diz que devemos flexibilizar nossa atitude ante uma organização terrorista. Desde quando eles dirigem este país?”,questionou o presidente turco.

A questão dos vistos para turcos no espaço Schengen (integrado pela maioria dos países da UE) foi im ponto das negociações para o acordo entre Ancara e Bruxelas para controlar o grande fluxo de refugiados, que entrou em vigor em 18 de março.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *