Últimas

Análise: Finalmente Portugal tem um time para fazer Cristiano Ronaldo brilhar em um grande torneio

Três vezes vencedor da Bola do Ouro e da Champions League, CR7 tem a primeira chance real de fazer bonito com a seleção

Quando Cristiano Ronaldo apareceu pela primeira vez com Portugal em um grande competição – na Euro 2004, em casa – ele poderia olhar ao redor no vestiário e encontrar o último suspiro da geração de ouro do país, com Luis Figo, Fernando Couto e Rui Costa.

“Eles foram os heróis quando eu estava crescendo. Obviamente, eu me espelhava neles, mas sabia onde estava indo: Jogar ao lado deles”, disse o craque ao site da Uefa antes do torneio.

Ele também poderia citar outros vencedores da Liga dos Campeões, como Ricardo Carvalho e Deco, apenas para lembrar de dois. Portugal acabou superado de formar surpreendente pela Grécia e CR7 nunca teve a oportunidade de representar sua nação em tal situação novamente.


GOALLEIA MAIS: GOAL
Resumão da Euro | Nada de última chance | Rival chama CR7 de ator


O craque do Real Madrid jogou quase 130 vezes pelo seu país – se tornando o jogador com mais convocações na história da seleção portuguesa -, mas sofreu devido ao fato de que é o único talento de patamar mundial do time nacional na última década. Promessas que surgiram neste processo, como Miguel Veloso e Nani, decepcionaram e nunca conseguiram ajudar o três vezes vencedor da Bola de Ouro.

Como a Copa do Mundo no Brasil provou há dois anos, se Cristiano Ronaldo não está na ponta dos cascos, Portugal tende a falhar. O jogador estava carregando lesões quando chegou ao Mundial 2014 e seus companheiros de equipe simplesmente não podiam sustenta-lo quando precisou deles.

CR7 deixou isso claro na temporada que terminou quando seus companheiros de Real Madrid foram tão bem quanto ele, o que ajudou a superar a má atuação pessoal na decisão da UCL contra o Atlético de Madrid. Mas agora, com 31 anos, a mesma idade de Figo na Eurocopa de 2004, o craque pode olhar ao redor e ver uma equipe promissora ao lado.


(Foto: Getty Images)

“O futuro da equipe nacional é positivo e Portugal vai ganhar grandes coisas, como um Campeonato da Europa ou uma Copa do Mundo”, analisou Cristiano Ronaldo sobre a equipe emergente.

O técnico de Portugal, Fernando Santos, aproveitou a oportunidade para deixar de lado um pouco da velha guarda que não conseguiu corresponder na última década e em seu lugar chamou , potencialmente, alguns dos melhores talentos que o país já produziu.

É justo dizer que o português ainda está a espera de um defensor para suceder Ricardo Carvalho e Pepe, mas existe uma verdadeira expectativa sobre os comandados de Santos.


(Foto: Getty Images)

Ricardo Quaresma está renascido e pode relembrar a dupla dos tempos de Sporting. Atrás deles, vem um João Mario, de 23 anos, provavelmente o melhor meia-atacante na última temporada da Primeira Liga, levando o Sporting ao vice-campeonato, junto com Adrien Silva e William Carvalho. 

Tem também Rafa Silva, ponta do Braga, que é alvo de interesse de Liverpool e Manchester United. Danilo, do Porto, adicionou equilíbrio ao meio-campo, permitindo que os atacantes a sua frente pudessem jogar mais livres. Andre Gomes, destaque Valencia, e que também pode pintar em Old Trafford, está pronto para impressionar igualmente.

E assumindo o papel de CR7 em 2004, Renato Sanches é a grande joia da nação portuguesa que vai pegar experiência com os mais velhos em um grande torneio. O meio-campista acaba de ser contratado por uma fortuna pelo Bayern de Munique e já pode até assumir o lugar de João Moutinho.


(Foto: Getty Images)

E ainda existe a esperança em outros novatos, como Gonçalo Guedes, Ruben Neves e Bernardo Silva, que não estarão na França.

A Eurocopa recebe Portugal com uma enorme expectativa. Cabe a Cristiano Ronaldo comandar o a seleção além das semifinais de 2012, quando o sonho foi destruído pela campeã. Mas existe uma boa possibilidade do craque finalmente poder aproveitar uma geração de ouro para redimir o país do que aconteceu em 2004.


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook