Últimas

Busto de Padre Henrique será inaugurado no Parnamirim

Um busto em memória ao Padre Antônio Henrique Pereira, torturado e assassinado durante a dituadura militar, será inaugurado na tarde da próxima terça-feira, na Praça do Parnamirim. A praça teria sido o último lugar em que o religioso foi visto com vida.

O evento, que começará às 15h, é fruto de uma parceria entre a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) e Prefeitura do Recife e consiste na iniciativa para preservar a memória de fatos históricos ocorridos durante o período ditatorial, iniciado em 1964. A solenidade contará com a presença do prefeito Geraldo Julio, membros e assessores da Comissão da Verdade de Pernambuco e demais autoridades.

Padre Henrique
Ligado ao arcebispo Dom Hélder Câmara, Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, um jovem padre da Arquidiocese de Olinda e do Recife. foi um dos nomes mais expressivos da Igreja Católica nos tempos da repressão militar brasileira. O religioso era conhecido por sua luta junto à juventude estudantil e se tornou uma espécie de “alvo” da repressão.

Padre Henrique foi sequestrado e barbaramente assassinado em 1969 e se tornou um mártir da ditadura. Seu corpo, encontrado dentro da Cidade Universitária, possuía marcas e hematomas de grande violência. Apesar das evidências, apenas em 2014, exatos 45 anos depois, o assassinato foi oficialmente esclarecido pela Comissão da Verdade como crime político.

Os detalhes foram apresentados no relatório do segundo volume do Caderno da Memória e Verdade da Comissão, numa cerimônia realizada na Capela São José dos Manguinhos, na Zona Norte do Recife.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook