Caso Abinael: Psiquiatra confirma que inveja pode causar psicopatia

Sentimento teria levado Ericksen Dowel da Silva Mendonça a matar amigo, segundo polícia

 

Pelo que leu e ouviu na imprensa, a partir de detalhes repassados pela Polícia Civil, a psiquiatra e psicoterapeuta Lourdgleid Soares disse acreditar que o suspeito de ter encomendado a morte do analista de sistemas Abinael Ramos Saldanha precisa passar por uma avaliação psicológica para atestar se ele sofre de psicopatia. A possibilidade de Ericksen Dowel da Silva Mendonça, 30 anos, ter a doença foi aventada pelo delegado Ronilson Medeiros, gerente da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), durante entrevista coletiva para anunciar a elucidação do caso. Por enquanto, esse pedido não foi feito ao Poder Judiciário pela defesa ou pelo Ministério Público Estadual (MPE). 

Há, apenas, e por enquanto, uma solicitação, à 17ª Vara Criminal da Capital, para revogação da prisão temporária dos dois suspeitos presos. Os advogados se anteciparam e pediram a soltura dos dois antes mesmo de a Polícia Civil anunciar, conforme a investigação feita até agora, qual o grau de envolvimento de cada um nesse crime. O juiz Maurício Brêda já requisitou a posição do MPE sobre esse pedido. 

A Gazeta somente conseguiu contato com o advogado de Jalves Ferreira, apontado como autor material do delito. Rodrigo Aragão alega que a prisão temporária do suspeito seria desnecessária tendo em vista que ele já teria prestado dois depoimentos e, por isso, não haveria mais necessidade de mantê-lo encarcerado. Ele disse aguardar o julgamento desse pedido e, caso seja negado, adianta que tentará habeas corpus no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

Diagnóstico

A médica Lourdgleid Soares observa que o diagnóstico de psicopatia é necessário para esclarecer se a doença provocou transtornos graves de comportamento em Ericksen Mendonça. "Ele [o suspeito] pode ou não ser doente. No entanto, somente um profissional habilitado pode examiná-lo e fechar o diagnóstico", explica a especialista.

Ela esclarece que a inveja, conforme foi anunciada como motivo do planejamento da morte de Abinael, pode, sim, levar à psicopatia. Pessoas assim nutrem uma grande amizade pela pessoa invejada ao ponto de querer ter a identidade ou os bens que ela tem. Há uma escala, avaliada pelos médicos, para atestar se a doença está presente. Os níveis de emoções real e de disfarce são avaliados.

Características da abinapsicopatia

O psicopata tem inúmeras características que podem ser facilmente identificadas. Lourdgleid Soares elenca, pelo menos, dez: tem boa lábia (é bem articulado e, como um ator em cena, conquista a vítima bailando, sendo o melhor amigo); tem ego inflado (acha-se o mais importante do mundo); mente tanto que nem se dá conta que está mentindo; tem sede de adrenalina, não tolera regras, se arrisca em rachas, drogas e até em crimes; tem reações estouradas, reagindo aos insultos, frustrações ou ameaças; tem impulsividade (mesmo racional, não perde tempo pesando prós e contras antes de agir); tem comportamento antissocial; é incapaz de sentir culpa; tem sentimentos superficiais; e falta-lhe empatia, logo não se coloca, jamais, no lugar do outro.

A médica explica que a psicopatia não tem tratamento, tampouco cura. Pode surgir a partir de um fator genético (um gene alterado). A inveja pode levar à psicopatia e, quando tratada e identificada, em suas origens, pode ser tratável.

O delegado Ronilson Medeiros apenas limitou-se a dizer que pedidos de avaliação são feitos ao Judiciário, geralmente pela defesa, para atenuar a pena numa condenação.

 

Por Thiago Gomes

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook