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Com atraso no metrô, Rio elabora plano que tem restrição aos moradores

O plano B que a Prefeitura do Rio elaborou caso a linha 4 do metr no fique pronta para a Olimpada tem mais restries aos moradores e novos feriados municipais.

A operao tiraria nibus articulados da Transoeste e da Transcarioca, usados no dia a dia pelos cariocas, para atender ao pblico dos Jogos.

As faixas de trnsito da famlia olmpica tambm teriam de mudar, impactando vias importantes preservadas no plano inicial j divulgado.

Christophe Simon/AFP
Workers at the Nossa Senhora da Paz metro station, part of the still under construction Line 4 that will reach the Olympic Village, in Ipanema, Rio de Janeiro, Brazil, on January 19. 2016. AFP PHOTO / Christophe SIMON ORG XMIT: TOF1008
Operrios trabalham em estao de metr no Rio

Os impactos no trnsito e a reduo de oferta de transporte pblico faro com que novos feriados sejam decretados durante os Jogos. O previsto at o momento, contando com a concluso do metr, so trs dias livres.

A operao alternativa ainda no foi detalhada. Os organizadores ainda confiam que a Unio apoiar financeiramente a concluso da linha 4 do metr. A avaliao que o presidente interino Michel Temer tem interesse no sucesso dos Jogos para capitalizar politicamente.

Formalmente, contudo, a soluo ainda pouco clara. O Rio depende do aval do Tesouro Nacional para contrair um novo emprstimo de R$ 989 milhes do BNDES, metade dele essencial para concluso do trecho olmpico.

O governo federal, porm, no pode autorizar a operao de crdito porque o Rio, em grave crise financeira, est devendo uma parcela de um emprstimo internacional junto Agncia Francesa de Desenvolvimento.

Reunies entre o secretrio de Fazenda do Rio, Jlio Bueno, e representantes do Ministrio da Fazenda no solucionaram a questo.

OPERAO

A linha 4 do metr essencial para o fluxo de torcedores para o Parque Olmpico, considerado o corao dos Jogos. Ela faz a ligao da zona sul, local de grande parte da rede hoteleira, e o incio da Barra. O trajeto da ltima estao at as arenas ser feito com nibus articulados, os chamados BRTs.

Na soluo alternativa, os BRTs passariam a trafegar at a zona sul. Para atender aos 16 quilmetros adicionais, seria necessrio deslocar veculos que trafegam nas zonas oeste e norte. No h tempo para comprar mais carros.

No plano j divulgado, nibus articuladas faro o trajeto at a zona sul durante a madrugada, quando o metr no funcionar de maneira plena. Para isso, oito plataformas sero instaladas na regio para o desembarque.

As estruturas temporrias no esto adaptadas para o embarque. Para isso, precisaro de roletas e fechamento das estaes da zona sul.

A faixa de trnsito dedicada a atletas, rbitros e organizadores entre So Conrado e a zona sul tambm teria que mudar. Ela passaria da avenida Niemeyer para a estrada Lagoa-Barra, que permite o trfego de nibus articulado. A mudana geraria mais congestionamentos.


Fonte: Folha.com.br

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