Últimas

Corinthians x Palmeiras é duelo de 2ª melhor defesa contra melhor ataque

Tite tem um sistema defensivo bem organizado e sofre para acertar o ataque, enquanto Cuca está em situação inversa


GOAL Por Allan Brito 


Em apenas seis partidas do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Palmeiras já deixaram claro quais são suas principais qualidades: enquanto o time de Tite segue forte na marcação e tem a segunda melhor defesa da competição, o técnico Cuca armou um time ofensivo que tem o posto de melhor ataque até agora. Neste domingo, às 16h, essas equipes tão opostas vão se enfrentar em um grande clássico.


GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Cuca faz “loucuras” | Jean, um novo líder | Timão não desiste de Naldo


A qualidade defensiva do Corinthians é antiga e foi um dos diferenciais para o título do Campeonato Brasileiro de 2015. O time sofreu apenas 31 gols em 38 jogos.

Em 2016, a zaga perdeu Gil, mas continuou com qualidade, seja com Yago ou Balbuena ao lado de Felipe. Até agora o Timão levou quatro gols em seis partidas. Apenas o Internacional tem uma defesa melhor, pois sofreu apenas dois gols. O Corinthians deve ir para o jogo com Valter; Fagner, Yago, Felipe e Uendel; Bruno Henrique e Cristian; Giovanni Augusto, Guilherme e Marquinhos Gabriel; Luciano.


Felipe jogou nas defesas de 2015 e 2016, mas está de saída (Foto: Friedemann Vogel/Getty Images)

Já o ponto forte do Palmeiras é bem recente. Foi com a chegada do técnico Cuca que o ataque passou a ser mais produtivo, com jogadas mais variadas, um toque de bola melhor e muita movimentação bem ensaiada. Foi assim que a equipe marcou 13 gols até agora e está com o melhor ataque disparado. O segundo melhor é do Santa Cruz, com 11.

Cuca é o principal responsável por isso, o que fica evidenciado a cada jogo, pois ele tem feito substituições ofensivas com frequência, até mesmo em jogos fora de casa – contra o Flamengo, no último domingo, trocou o volante Matheus Sales pelo atacante Luan mesmo com o placar de 1 a 1. Deu certo, pois o Flamengo foi forçado a recuar, e o Palmeiras venceu por 2 a 1.


Cuca ajudou Gabriel Jesus a evoluir e comandar ataque do Palmeiras (Foto: Palmeiras/Divulgação)

O curioso é que os dois times têm problemas nos setores em que os rivais são mais fortes. O Corinthians sofre sem um centroavante que faça gols e ainda tem outras indefinições no meio-campo. Já o Palmeiras ainda não tem um bom sistema defensivo, a marcação nas laterais tem falhado com frequência e seu principal zagueiro, Vitor Hugo, está suspenso neste domingo. Sem ele, o Verdão deve ir para o jogo com Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Edu Dracena e Fabricio; Tchê Tchê e Matheus Sales; Cleiton Xavier, Dudu, Róger Guedes e Gabriel Jesus.

Mesmo com tanta diferença de características, o saldo de gols dos times é igual – ambos têm seis. Isso evidencia a única semelhança entre as equipes: estão em boa fase e próximas na tabela. O Corinthians lidera com 13 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras, que tem 12. 


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook